IATROFOBIA, você sabe o que é isso?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Espero muito que sim!

Hoje eu trouxe para vocês um assunto, na verdade uma síndrome que eu mesma nem conhecia.

Estou me referindo a SÍNDROME DO JALECO BRANCO, você conhece?

Pois é, eu acredito que pouca gente conhece. Eu mesma só conheci porque só eu sei o quanto eu tenho pavor de ir ao médico, então fui pesquisar se isso era normal e encontrei muitos artigos e vídeos falando sobre o assunto.

Iatrofobia é o nome dado a pessoa que tem muito medo de ir ao médico.

Existe algumas explicações científicas para isso, entre elas estão: algum trauma de infância, medo de erros médicos, medo de diagnósticos ruins, medo de exames doloridos, agulhas, etc. Enfim, há inúmeras explicações para essa síndrome, inclusive você pode adquirir essa síndrome quando criança, vendo o exemplo de seus pais, caso eles tenham também.

Para facilitar que você reconheça se possui essa síndrome, além do pavor de médico e hospital, existem alguns sintomas, quais sejam:

Palpitação durante a consulta ou procedimento médico; Falta de ar; Mal estar; Boca seca; Tremores; Dificuldade na concentração e fala; Náusea; Ataques de ansiedade e pânico e sensação de deslocamento da realidade.

No vídeo abaixo, descrevo para vocês a minha experiência quando precisei fazer minha primeira cirurgia para retirada de pedra no rim.

Também dou algumas dicas de como fazer para enfrentar esse medo, que quem tem sabe que não é fácil, mas que sim, é possível você enfrentar e ir melhorando todos esses sintomas quando você precisar retornar ao médico.

Evite escutar pessoas negativas, que ao irem te visitar, quer seja no hospital ou no seu pós operatório em casa mesmo ficam dando exemplos de outras pessoas que passaram pelo mesmo procedimento médico que o seu e que tiveram algum dano, enfim, mantenha-se longe de pessoas negativas!

Outro conselho é que você procure ajuda profissional de um psicólogo para que você não tenha que enfrentar isso sozinho, porém, caso você opte por enfrentar sozinho, tenha em mente que tudo está relacionado com a forma que pensamos, portanto, evite pensar em coisas ruins que possam lhe acontecer e foque em pensamentos felizes, ocupe sua mente com leituras, escreva uma história, explore ao máximo suas ideias e assim você se recuperará rápido e sem neuras.

Não deixe de assistir o vídeo, avalie e SE INSCREVA no canal, pois é muito importante para mim.

Espero muito que tenham gostado. Um beijo e até o próximo post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s